É importante entender que o marketing não é apenas anúncios e propagandas. Ele envolve relacionamento e comunicação com o cliente, a qualidade do serviço ou produto oferecido, os valores cobrados e suas condições de pagamento. Por essa razão, podemos afirmar que o marketing é mais uma forma de acrescentar e agregar valor ao negócio, buscando a captação e fidelização de clientes.
Mais como o empreendedor autônomo pode usar e aplicar tudo isso?
Atualmente é certo dizer que o público alvo do autônomo esteja nas redes sociais, então ele deve marcar presença por lá também. As redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação e interação, fazendo que a mesma seja feita de uma maneira mais direta e mais próxima, aproveitando também esses espaços para poder mostrar o produto ou serviço do autônomo.
Conheça o seu público: É necessário estudar seu público alvo e concorrência, com esse estudo você será capaz de entender quem é o seu público realmente (é um filtro). Sabendo quem é o seu público você consegue decidir melhor quais produtos vender e como melhorar atendimento e seu serviço.
Padronização e personalização da sua comunicação: Investir em uma apresentação única (identidade visual), moderna e objetiva é fundamental para transmitir a sensação de profissionalismo e credibilidade. Isso pode ser feito com os uniformes, orçamentos, impressos, embalagens e nas instalações internas ou externas do seu negócio. Ofereça também cartões de visita (impresso ou digital) que contenham formas fáceis de contato como WhatsApp e Facebook. Mostre que você é um profissional disponível e fácil de contatar.
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