As cores desempenham um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender. O estudo das cores na publicidade surgiu com a função de estimular, divulgar e vender, que é o principal objetivo de uma campanha publicitária.
Mas, antes de falarmos sobre cores, precisamos compreender um pouco a psicologia delas, pois isso está diretamente ligado nas decisões. Por exemplo:
93% dos consumidores avalia os produtos pelo aspecto visual;
87% deles avaliam os produtos pela cor;
40% das pessoas leem anúncios melhor em cores;
2 em cada 3 consumidores dizem NÃO ao produto caso ela não tenha na sua cor favorita.
É essencial entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.
Vermelho: Pode significar cor da paixão ou da fome. Também é notável a cor vermelha em campanhas de promoção.
Laranja: Para quem busca por cores vibrantes em campanhas e anúncios é a escolha perfeita, essa cor desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores.
Amarelo: É um estimulante de apetite; Porém, se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo. Em sites e apresentações, essa cor tem o poder de transmitir uma sensação de transparências nas negociações com os clientes.
Verde: É vinculada a natureza e ao meio ambiente, ele também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambiente.
Azul claro: Vende a sensação de higiene e frescor. É uma cor capaz de estimular a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista.
Azul escuro: É mais usado no âmbito corporativo, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Leva a segurança e a tranquilidade para as pessoas.
Roxa ou Violeta: É também capaz de estimular a imaginação e criatividade, essa cor é capaz de difundir a sensação de mistério e questões abstratas, além da sensatez e espiritualidade.
Marrom: Ele transmite ideias que se associam à natureza e segurança. Para empresas do âmbito corporativo, a cor tende a reforçar a sensação de comprometimento, organização e seriedade empresarial.
Rosa: É dividido em tons mais suaves e mais escuros. No primeiro caso tende a transmitir delicadeza/afeto/romantismo. No caso de tons mais escuros, são utilizados para despertar atenção do público.
Branco: É utilizado para transmitir a sensação de tranquilidade, paz, limpeza, organização, harmonia e equilíbrio.
Preto: É a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Por ser neutra possibilita sua combinação com outras cores, transmitindo ideias diversas, como modernidade ou conservadorismo, inovação, tradição, elegância, sofisticação, etc.
Cinza: É habitual vermos esse tom utilizado em empresas do sector de tecnologia/corporativo pois transmite a sensação de solidez, formalidade e modernidade, além, claro, de ser um tom agradável.
Peça já o seu orçamento: www.eurekbrasil.com.br